sábado, 29 de novembro de 2008

Extinção do Francisco

Estamos estarrecidos com a tentativa da SEC. pela segunda vez de extinguir o Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes e nas suas dependências colocar o CEMAV, que funciona na UNEB e está sendo despejado de lá.
A escola foi informada verbalmente pela DIREC da extinção da U.E., que apresentou a seguinte justificativa:
1 – Evasão escolar
A SEC sabe que a evasão escolar no turno vespertino é um fato social que vem ocorrendo em todo estado da Bahia.
2 – Diminuição do número de matrículas nos últimos dez anos.
A escola foi fundada a dez anos e nesses últimos anos, todas as escolas do estado tiveram redução no seu número de matrícula, não foi só o Francisco.
3 – Transferência da CEMAV para o prédio do Francisco
O CEMAV só atende ao público adulto (supletivo em diferentes modalidades).
A pretensão da SEC é transferir os alunos do Francisco para o Colégio Estadual Governador Roberto Santos (Robertinho) que funciona ao lado e extinguir as turmas de ensino fundamental da 1ª a 4ª série que comporta um quantitativo de aproximadamente 650 alunos no turno diurno. Assim ela não está se preocupando com os transtornos que causará à comunidade local tais como:
· Nas comunidades não há outras escolas de ensino fundamental de 1ª a 4ª série, o que causará o deslocamento da comunidade local para outros bairros.
· A quantidade de professores que ficarão excedentes após a junção do Robertinho com o Francisco, pois a equipe do CEMAV já vem completa, além dos professores primários que não são qualificados para lecionar no ensino fundamental de 5ª a 8ª série.
Diante do exposto, apelamos para a sensibilidade do Sr. Secretário de Educação do Estado da Bahia e sua equipe técnica competente que reveja esta posição porque a comunidade está mobilizada e insatisfeita com a possibilidade deste fato vir a se concretizar.
Qual será o verdadeiro motivo que leva a SEC a fechar as portas do Francisco?

Nenhum comentário: