terça-feira, 1 de abril de 2008

Projeto "drogas tô fora"

Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes
Departamento de Educação física – Ana Cristina e Anselmo

PROJETO DROGAS “TÔ FORA”

Objetivo Geral
Oportunizar a inclusão digital
Estimular a leitura e simultaneamente, uma reflexão crítica.
Debater o tema proposto “DROGAS”, desenvolvendo habilidades de expressão e argumentação oral e escrita.
Desenvolver a criatividade.
Relacionar DROGAS com o contexto social atual.

Tema proposto:

5ª, 6ª e 7ª – Drogas lícitas e ilícitas.
8ª – Doping esportivo (anabolizantes, estimulantes e diuréticos).

Atividades propostas para 7ª e 8ª:

Assistir ao filme ( Redenção e documentário sobre doping esportivo)
Dividir a turma em 4 equipes com o mesmo número de componentes
Sorteio dos grupos
Utilizar as aulas para montar os trabalhos
7M1
Apresentação de Pesquisa usando o PowerPoint
Dramatização
Poesia
Cartazes
7M2
Apresentação de Pesquisa usando o PowerPoint
Dramatização
Plebiscito
Folheto informativo
7M3
Apresentação de Pesquisa usando o PowerPoint
Dramatização
Rap
Jornal da sala
8M1
Apresentação de Pesquisa usando o PowerPoint
Dramatização
Júri popular
Folheto informativo
8M2
Apresentação de Pesquisa usando o PowerPoint
Dramatização
Júri popular
Folheto informativo
8M3
Apresentação de Pesquisa usando o PowerPoint
Dramatização
Júri popular
Folheto informativo
Grupo 01 - A pesquisa deverá conter: tema, introdução, tipos de drogas, os efeitos provocados pelas drogas no organismo e na vida do usuário, coo alertar os jovens para o perigo do uso de drogas, conclusão, bibliografia e créditos.
Grupo 02 - A dramatização deverá conter os seguintes personagens: Jovem (mostrar o comportamento em casa, na escola e no convívio social), Pais (mostrar a reação dos pais ao descobrirem que seu filho usa drogas e qual deve ser o procedimento para ajudá-lo), Amigos (mostrar a influência dos amigos incentivando o consumo de drogas), Traficante (mostrar a atitude do traficante e os argumentos utilizados para convencer a pessoa a entrar no caminho das drogas), Profissional de Educação Física (mostrar como o esporte pode manter o jovem longe das drogas).
Grupo 03 - Simulção do júri popular seguindo as orientações:
Réu - Falará do crime que cometeu e responderá as perguntas do juiz.
Juiz - Entrevistará o réu, apresentando-o para os jurados. Sorteará os jurados que farão parte do júri. Dará o resultado do julgamento.
Defensor - Usará argumentos para convencer os jurados a absolver o réu.
Promotor - Usará argumentos para convencer os jurados a condenar o réu.
Oficial de justiça – Dará inicio a sessão conduzindo o réu até o juiz, fazendo o chamado das testemunhas.
O escrivão – Registrará todo o julgamento.
Testemunha de acusação – Falará do réu, culpando pelo que fez. É contra o réu.
Testemunha de defesa – Defenderá o réu dos delitos que cometeu. É a favor do réu.
Jurados – Ouvirá todas as declarações sem ser permitido fazer qualquer tipo de pergunta ao réu, ao promotor ou ao defensor. Deverá ficar em silêncio o tempo todo. No final das argumentações deverá decidir pela condenação ou absolvição.
Grupo 04 - Criar um folheto informativo utilizando o publish para ser distribuido após o julgamento com a turma convidada.
Fontes de informação:
Oficial de justiça – Dará inicio a sessão conduzindo o réu até o juiz, fazendo o chamado das testemunhas.
O escrivão – Registrará todo o julgamento.
Testemunha de acusação – Falará do réu, culpando pelo que fez. É contra o réu.
Testemunha de defesa – Defenderá o réu dos delitos que cometeu. É a favor do réu.
Jurados – Ouvirá todas as declarações sem ser permitido fazer qualquer tipo de pergunta ao réu, ao promotor ou ao defensor. Deverá ficar em silêncio o tempo todo. No final das argumentações deverá decidir pela condenação ou absolvição.
Fonte de informação
http://www.antidrogas.com.br/
http://www.senad.gov.br/publicações/guia/guia/_a17.htm
http://www.casadiajau.org/17_liberacao_das_drogas.htm
http://www.spiner.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=583
http://www.aprendebrasil.com.br/reportagens/doping/fairplay.asp
http://www.cebrid.epm.br/quest_drogas/drogas_estimulantes.htm
http://www.fisiculturismo.com.br/artigo.php?id=149&titulo=Drogas+nos+Esport
http://www.gazetaesportiva.net/reportagem/outros/rep027.htm

Um comentário:

stephanie disse...

1-O que são drogas pciotrópicas?

São drogas que atuam sobre o nosso cérebro,alterando de alguma maneira o nosso psiquismo.

2-Cite 3 exemplos de:
a)drogas licitas-alcool,fumo e cafeína.
b)drogas ilícitas-maconha.lsd,heroína

3-Cite 3 sintomas causados por:

Álcool-embriaguez, dificuldade de diconimento e a depressão do sistema nervoso central.
Tabaco-doença pulmonar, coronariana e câncer
Cocaína-alucinações,efeitos colaterais

4-Relate em no Maximo 10 linhas a sua experiência em participar deste trabalho.

A minha experiência foi muito boa agora sabendo mais sobre drogas o que elas causam, quais são os sintomas que pode levar a morte,como os pais podem prevenir que seu filho use drogas,os tipos de drogas,a dependência e a recuperação.

5-O que podemos fazer para ajudar alguém que usa drogas?

Podemos alertar sobre os sintomas,pede para ele se afastar das mas companhias e falar como as drogas podem prejudicar muito a vida dele até pode levar a morte.

6-Por que os adolescentes são alvos dos traficantes?

Porque a metade são crianças que não sabia como a droga destrói a vida deles e é mais comuns adolescentes irem para as drogas um bairros pobres.

7-Você acha que o governo deveria liberar as drogas?por que?

Não. Porque elas fazem muito mal e se isso acontece vai prejudicar toda a sociedade.

8-Conhecendo os efeitos das drogas no organismo e na vida do usuário.Você seria capaz de usar drogas?Por quê?

Jamais.Porque eu sei que as drogas fazem muito mal e que é capaz de matar.